Post AD

BCD2000, Traktor e Midi Rules

Behringer BCD2000, o controlador midi mais popular do momento
Então você comprou um BCD2000, instalou tudo que veio no CD, usou o programa que veio com ele, o péssimo B-DJ, e depois de brincar por meia hora, chegou à conclusão que era apenas um brinquedo? Ou pior ainda, você instalou tudo como manda o figurino e ele ficou sem áudio, ou travando, engasgando? Então este tutorial é pra você: conheça o Midi Rules e saiba como configurar seu BCD2000 com o Traktor 3, o melhor programa do mercado, e muito mais.

O Behringer BCD2000 está longe de ser o melhor controlador do mundo: há diversas opções melhores por aí, como vimos na primeira e segunda partes da série “Midi, a revolução sem volta”. Porém, é indiscutível o seu custo x benefício, com seu preço abaixo dos 700 reais. E com isto, ele vai se popularizando cada vez mais, ou, como dizem, “está vendendo que nem água”.

Mais popular, impossível: o Behringer BCD2000 é um sucesso de vendas com seu preço acessível
Mais popular, impossível: o Behringer BCD2000 é um sucesso de vendas com seu preço acessível

Bonitinho, mas ordinário?

Que o BCD2000 é um brinquedinho atraente, ninguém discorda. Seu visual é simples, mas bem legal. Com um design bem trabalhado, apesar de ser quase todo de plástico, muita gente acha isso um atrativo: ele é leve e bem fácil de transportar, fazendo a alegira dos DJs mobile.

Porém o problema começa logo que você tira ele da caixa e instala o programa que vem com ele, o B-DJ. Apesar de funcionar corretamente, o programa é bastante limitado, e possui muitas deficiências em relação ao que outros programas mais populares oferecem. O mais engraçado é que a empresa que desenvolveu o B-DJ, a Xylio, oferece uma alternativa, o Future Decks, que é basicamente o mesmo B-DJ com mais algumas funções — ou seja, isto confirma que, se o B-DJ fosse realmente bom, eles não ofereceriam uma versão “profissional”.

O Virtual DJ oferece configuração rápida e fácil com o BCD2000
O Virtual DJ oferece configuração rápida e fácil com o BCD2000

Existe, porém, uma série de programas que oferecem compatibilidade com o BCD2000: de acordo com o blog BCD2000, os seguintes programas podem ser usados: Deckadance, Ultramixer 2, Virtual DJ, Visual Disco Mix, DJ Decks e DJ System MKII.

Porém todos eles possuem um problema gravíssimo, que torna impossível mixar com o BCD2000: o ajuste do pitch. Por padrão, o fader (régua) do pitch do BCD2000 vai de -15% a +15%. E isto se torna um problema: ela é muito curta e não tem precisão. Qualquer toque, de um milímetro que seja, faz com que o pitch pule quase 1%, o que é coisa demais pra ajustar as batidas com precisão. O aspirante a DJ fica perdido e apelando para ajustar a mixagem usando os jog wheels ou os botões de pitch bend, sem nunca cravar os pitches com precisão. Como fazer?

Traktor: opção de ajuste fino do pitch salva o BCD2000
Traktor: a opção de ajuste fino do pitch salva o BCD2000 (em destaque)

Traktor é a melhor opção, mas como?

E aí que entra o Traktor, sem dúvidas o melhor programa para DJs. Além de diversas funções, ele permite ajustar o pitch do BCD2000 pra que ele tenha um alcance menor, fazendo com que os incrementos ao longo da régua sejam mais suaves, tornando o pitch muito mais preciso. Ao configurar a opção “Fine Pitch Range” para um valor na casa dos 4%, o limite máximo e mínimo do pitch do BCD2000 passa a ser -4% e +4%, o mais que suficiente para você mixar dentro de um estilo musical com precisão — e se por acaso uma determinada música precisar de mais velocidade que isso? Tem jeito, veremos em um próximo artigo de dicas do BCD2000 aqui no Submusica.

Legal poder usar o melhor programa do mercado com o controlador mais acessível? Claaaaaaaaaaaaro que é! Mas só que, infelizmente, o buraco é mais embaixo: misteriosamente, a Behringer cometeu um erro crasso ao desenvolver o BCD2000. Ele é um controlador midi, mas só que ele fala midi “do jeito dele”. Como assim? É, isso mesmo. O BCD2000 é um controlador midi que não fala midi!!

Por algum motivo misterioso, o BCD2000 fala midi de um jeito diferente. Ninguém sabe o motivo, a Behringer nunca se manifestou a respeito. Isto faz com que seja impossível fazer ele funcionar com programas que aceitem midi, como o próprio Traktor, ou o Ableton Live.

No caso dos programas citados acima, os seus desenvolvedores decidiram rachar a cabeça para fazerem eles ficarem compatíveis com o BCD2000. Era interessante pra eles, pra ganharem mais popularidade. Mas a Native Instruments, a responsável pelo Traktor, não teve o mesmo interesse. Até que uma alma caridosa conhecida como Cycokraut resolveu desenvolver um programa milagroso chamado Midi Rules! :)

Midi Rules: programa que faz a ponte entre o BCD2000 e o Traktor
Midi Rules: programa que faz a ponte entre o BCD2000 e o Traktor

Midi Rules: a salvação do BCD2000

O Midi Rules é um programa que, em conjunto com outros aplicativos, traduz todos os seus movimentos para o Traktor, em tempo real. Instalando ele, você consegue ter uma experiência completamente nova com o BCD2000, com várias funcionalidades que nenhum dos programas do mercado oferece. Você pode ajustar todos os parâmetros do jeito que quiser, conta com todas as funcionalidades do Traktor como a excelente busca por arquivos, efeitos, loops, master tempo, e diversos comandos extras, desenvolvidos pelo pessoal que faz o Midi Rules.

Muita gente já conhece esse esquema, mas tem várias pequenas dicas e macetes que fogem. A idéia deste artigo é mostrar um rápido passo-a-passo de como configurar tudo, e dar algumas dicas interessantes.

Fique ligado no passo-a-passo abaixo, no melhor esquema “receita de bolo”. É só seguir estas instruções:

BCD2000, Midi Rules e Traktor: como instalar

1 - Baixe os drivers mais recentes do BCD2000 no site da Behringer. Os que vêm no cd dele não prestam: www.behringerdownload.de/B-Control_download/BCD2000-driver-setup-1-1-1-0.exe

Baixando o driver mais atualizado para o BCD2000

2 - Instale o Traktor DJ Studio. Você pode usar a versão 3, ou a 2.5.3, mais antiga. A versão 3 tem uma performance um pouco melhor, por isso é mais recomendada. Pegue a demo do Traktor no site da Native Instruments: www.native-instruments.com/index.php?id=traktor3pcdemo_us

3 - Antes de baixar e instalar o Midi Rules, vale a pena parar pra configurar a parte de áudio do BCD2000 e do Traktor. Assim, caso aconteça algum problema, você já pode se antecipar e resolver antes:

    - Execute o Traktor. Quando ele rodar pela primeira vez, vai pedir para configurar suas pastas de mp3. Siga as instruções da tela
    - No Traktor, acesse as opções através do botão “Preferences”, localizado no alto da janela dele
    - Clique em “Audio Setup”, e depois vá nas opções “Soundcard” e “Output Routing”, e configure como nas telas abaixo:

    Configurando o Soundcard no Traktor 3

    Configurando o Output Routing no Traktor 3

Pronto! Certifique-se que ligou o BCD corretamente nas suas saídas de áudio, e, usando o mouse, arraste alguma música e coloque o Traktor pra tocar. O som deve funcionar normalmente, você só não vai conseguir usar os controles do BCD2000. Ainda! ;)

Se alguma coisa der errada nesta hora, verifique se está tudo funcionando direitinho. Recomendo ter o programa B-DJ que vem com o CD da Behringer instalado para tirar dúvidas. Assim, caso aconteça algum problema, teste o BCD usando o B-DJ, se funcionar, o problema está no Traktor, o que facilita muito na hora de diagnosticar as coisas.

4 - Chegou a hora de instalar o Midi Rules. Para isto, você vai precisar baixar algumas coisas:

Faça primeiro a instalação do Java e do Maple Virtual Midi Cable — este último pede que você reinicie o computador. Faça isto, e depois instale o Midi Rules.

5 - Tudo instalado, falta apenas mais um passo: carregar o arquivo de configuração para o Traktor. Basta executar o Traktor, clicar em “Preferences”, “Hot Key & MIDI Setup” e:

    - Em “Midi Interfaces”, vai aparecer uma lista de dipositivos. Selecione apenas o “Maple Midi In: Port 1″ — NÃO SELECIONE O BCD2000!
    - Em “Midi Setup”, tem um botão “Load” na parte de baixo. Use-o para carregar o arquivo .tks que veio dentro do zip que você baixou.

Pronto! Seu Traktor já está configurado para conversar com o BCD2000. Agora é hora de fazer a coisa rodar!

Executando o Midi Rules!

Este é o procedimento que você deve fazer sempre que for começar a tocar. Parece complicado no começo, mas com o tempo você se acostuma e tira de letra. Vamos ao passo-a-passo:

1 - Ligue o BCD, e execute primeiro o Traktor, antes de mais nada. Ambos têm que estar prontos para serem ligados um no outro

2 - Abra o Midi Rules através do atalho que a instalação dele criou no Menu Iniciar do Windows.

Executando o Midi Rules

3 - O Midi Rules vai abrir uma janela DOS, onde ele pede pra você carregar um arquivo .drl. Este é o arquivo que vem com as regras pra ele funcionar. Localize a pasta onde você salvou os arquivos do mesmo zip com o arquivo de regras do Traktor. Lá estará o arquivo .drl que você precisa.

4 - A partir daí, vai ficar só a janela do DOS. Ela vai perguntar quais as portas que você quer monitorar. É simples:

    Para cada opção, ele vai listar as escolhas possíveis com números na frente. Basta digitar no teclado o número da opção que você quer, e apertar enter:
    - Em “Choose midi in:”, escolha BCD-2000
    - Em “Choose midi out 1:”, escolha o Maple Midi Out: Port 1
    - Em “Choose midi out 2:” escolha BCD-2000
    - Em “Choose midi out 3:”, escolha (digite 0, e aperte enter)

Pronto. Se tudo correr bem, em alguns segundos o BCD2000 irá acender todos os seus leds, e quando eles se apagarem, basta mexer nos controles do BCD2000, e pronto! O Traktor vai responder tudo magicamente.

Lembre-se de manter a janela do Midi Rules minimizada em um canto. Ela precisa ficar rodando, se for fechada, o Traktor irá perder a comunicação com o BCD2000!

Aqui não funcionou, o que faço?

Calma, não se desespere. O processo é complicado mesmo, mas depois da terceira ou quarta vez, você vai estar craque. Experimente fechar tudo e começar de novo. Se não der certo, faça um reboot, e se mesmo assim não funcionar, o problema pode ser mais complicado.

Primeiro, certifique-se que o BCD2000 está funcionando corretamente. Use ele com o B-DJ e veja se está tudo OK. Depois, veja se ele funciona como placa de som do Traktor, como foi mostrado acima.

Vale lembrar que seu Windows precisa estar redondinho pra trabalhar com ele. Então não deixe de ler as dicas de áudio no Windows XP para DJs, que já rolaram aqui no Submusica!

Se mesmo assim não funcionar, deixe um comentário logo abaixo, e eu tento responder por aqui mesmo assim que for possível. Ainda esta semana, teremos um novo artigo sobre dicas do Midi Rules, BCD2000 e Traktor. Fique ligado, e já deixe a sua nos comentários abaixo, bem como suas dúvidas, críticas e sugestões.

Clique aqui e veja onde comprar seu BCD2000 mais barato!

Um abraço!

Share on Google Plus

About Wiliam damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá..
Aqui está comuninando .. porém os botões do mixer não estão funcionando...

Wiliam damasceno disse...

http://rraurl.uol.com.br/forum/lofiversion/index.php/t33210.html

neste Link acima vc encontra mais Informaçoes
Falow

Anônimo disse...

olá, eu tenhu a hercules console dj mk2 so que queria que o som saise pela minha soundblaster xtreme fidelity foi o que meti no audio setup sound card do traktor..fiz tudo como no tutorial mas o traktor continua a nao reconhecer a consola..como devo fazer com o midi rules ja que quero o som a sair pela soundblaste.. obrigado

Anônimo disse...

Prezado "autor"

Falsidade ideológica é crime. Você não é o autor desse artigo. Você não sou se apropriou indevidamente de propriedade intelectual de terceiros, publicando texto sem autorização, como se fez passar pelo autor.

Exigo que retire o artigo do ar agora mesmo,

Aos leitores, não se deixem enganar: o artigo original se encontra em www.submusica.com

Designer Gráfico disse...

Alguém tem o traktor dj 2.5.3 pra Mac? tô procurando igual louco e não acho em lugar algum. Se alguém tiver por favor mande um email para leandroarte@yahoo.com.br
Obrigado

Anônimo disse...

é possível alterar o pitch do b-dj para até 4% sem problemas, é só entrar em configurações e mudar, isso na versão atualizada do software, disponível no site da b-dj.

Anônimo disse...

os botões superiores do meu não funciona, e não acho o Maple Virtual Midi Cable para baixar e e nem o arquivo drl que o Midi pede para efetuar a configuração tb não acho na pasta q explica no fórum, alguém pode desvendar esse mistério pra mim, obrigado

Anônimo disse...

Если вы любитель онлайн казино 2020 года то, [url=https://bbl-company.ru/]как бесплатно хранить товаров[/url], вероятно, заметили, что онлайн-казино приобрели популярность в последние годы. Онлайн-казино дает игроку возможность играть во все свои любимые игры дома и вдали от своего компьютера или даже смартфона. На этой странице вы найдете плюсы и минусы онлайн-казино, а также казино в России, которые лицензированы и позволяют вам наслаждаться магией и бонусами казино, не предлагаемыми реальными казино.