Post AD

Pré-Produção: “Diferenças entre Mixagem e Masterização”

Caros leitores! Nesse mês abordaremos a principal diferença de dois processos importantíssimos durante a produção de um CD que são: Mixagem e Masterização.

Mixagem
A mixagem consiste basicamente em nivelar e obter equilíbrio de todos os takes gravados de forma que ouçamos claramente instrumento por instrumento sem que nenhum encubra o outro.

Vale lembrar que para mixar um trabalho há infinitos critérios e métodos, mas o que não podemos deixar de lado é ter sempre a presença de um profissional com experiência e vivência na área, um ótimo ouvido e bom senso para discernir o que está “over” e o que não está.

Com o advento de muitos ‘home estúdios’, hoje em dia, nos deparamos com muitas pessoas que dizem ser técnicos, mas fazer um trabalho importantíssimo como esse é preciso muita, mas muita experiência e paciência.

Geralmente quando vamos mixar um trabalho, a tarefa básica, como já falamos, é balancear e dosar os volumes, equalizações, compressões, efeitos, pan, etc, dos instrumentos gravados.

Masterização
A principal tarefa da masterização é nivelar os volumes de todas as faixas de forma uniforme para o um padrão de mercado, equalização, compressão e a inserção do ISRC (International Standard Code) que identifica cada fonograma e nos permite o controle dos direitos autorais de execução.

Muitos acham que a masterização arruma falhas da gravação e mixagem, mas isso não é verdade. Ela apenas colabora com o trabalho realizado. Por isso para uma masterização eficiente e de sucesso, as etapas anteriores (gravação e mixagem), tem que ter sido bem feitas. Não adianta nada ter uma boa masterização se o trabalho foi mal gravado e pessimamente mixado.

A grande sacada tanto para uma mixagem e masterização de sucesso é ter muito critério e ouvir muitos CDs para ter referências e com isso chegar a ótimos resultados.


Por Estúdio Estéreo | Mono
Share on Google Plus

About Wiliam Damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

2 comentários:

banda decreto popular disse...

oi irmão. cadastrei os isrc de minhas músicas. Sabe como faço pra colocar na masterização, via sonar 8? como se faz isso? favor responder pra decretopopular@gmail.com
sucesso pra vcs.

Vladimiro Quiar disse...

AI Cara, tudo bom, Adorei esta informação, esta bem claro a diferença entre a masterização e Mixagem, istos vai me ajudar muito nas minhas Mixagens, eu também sou um louco por Audio....Valeu!