Post AD

Deckadance, o rival do Traktor

Deckadance, novo software concorrente do Traktor
Final Scratch, Serato, Torq, Virtual Vinil. Se por um lado pipocam sistemas de mp3 baseados em simulação com vinil, do lado dos softwares, o Traktor DJ Studio da Native Instruments vem reinando sozinho. Até agora: chegou o Deckadance.

Antes do Final Scratch, existiam diversas opções de programas para mixar mp3: desde o pioneiro Virtual TurnTables (o finado VTT), até o Traktor DJ Studio, passando por clássicos como o PCDJ, BPM Studio, Virtual DJ e o MixVibes, entre muitos outros.

E tudo começou com o lendário Virtual TurnTables, projeto abandonado desde 1999
E tudo começou com o lendário Virtual TurnTables, projeto abandonado desde 1999

Depois que a tecnologia de simulação com vinil do Final Scratch foi desvendada e popularizada, surgiram várias soluções de peso, como o popular Serato Scratch Live, Ms. Pinky, e mesmo uma segunda versão do Final Scratch, e até mesmo os recentes Torq (da M-Audio) e Traktor Scratch, agora 100% produzido pela Native Instruments.

A partir daí, o mercado de softwares para DJing se voltou completamente para a emulação com vinil: PCDJ, MixVibes, Virtual DJ, BPM Studio, todos passaram a perseguir as soluções baseadas em vinil. Mesmo iniciativas menores, como o acessível DJ Decks, só alcançaram popularidade quando passaram a oferecer suporte aos vinis especiais de simulação, também conhecidos como vinis de timecode.

Com isto, o programa Traktor DJ Studio, hoje em sua versão 3, alcançou popularidade imensa e conquistou o mercado — parece que 9 de cada 10 controladores midi estão vindo com o Traktor 3 LE como software padrão.

Até que a empresa Image Line, produtora do famoso programa de produção musical Fruity Loops, resolveu se meter neste mercado. E agora apresenta sua solução: o software Deckadance.

Deckadance exibindo parte de suas duas skins principais (clique para ampliar)
Deckadance exibindo parte de suas duas skins principais (clique para ampliar)

Sim, mais um programa de DJing. Porém, este tem uma grande diferença: é um programa de DJing, ou seja, não se prende a uma solução de vinil ou controlador midi exclusivo. Ao contrário: o produto promete compatibilidade total com uma série de controladores midi, como o Behringer BCD2000 e 3000, Vestax VCI-100, Allen & Heath Xone 3D, M-Audio X-Session, Hercules DJ Console e EKS XP10 (leia mais sobre controladores aqui). E também com diversas soluções de vinil, como o Final Scratch, Serato, MixVibes, Ms. Pinky. Torq e Virtual DJ. Ótimo começo!

O programa possui outro diferencial enorme: ele roda efeitos VST, o que permite expandir ao máximo a gama de efeitos que ele pode produzir. E ele mesmo pode rodar como um instrumento VST! Ou seja, você pode rodá-lo a partir do Ableton Live ou do Cubase, permitindo que o mesmo seja usado como um instrumento dentro de sua faixa ou na sua apresentação ao vivo.

Veja por exemplo este vídeo de um usuário brincando com a função de loop usando efeitos VST:

O segredo? Ser um programa de discotecagem desenvolvido por uma empresa que está há anos no mercado de softwares de produção musical em estúdios. E olha que o Fruity Loops é duramente criticado por especialistas. Imagine se fosse algo feito pela Steinberg ou pela Propellerheads.

O site do Deckadance possui uma demo para você baixar e experimentar. Vale lembrar que esta é a primeira versão, e portanto, deve ter seus bugs e defeitos (muita gente está tendo dificuldades em confiigurá-lo com o Behringer BCD2000). Porém vale a pena torcermos muito por ele. Afinal, é uma opção que te dá liberdade para você trabalhar da forma como quiser, com a aparelhagem que você já possui.

A liberdade é tanta, que um doido resolveu usar o revolucionário controle do videogame Nintendo Wii para controlar o Deckadance:

Sem dúvidas, depois do mico que foi o desfecho da Stanton com seu Final Scratch Open (que em breve abordo por aqui), o caminho é a plataforma aberta. E quem diria que os programas que são dedicados somente a tocar voltariam a ser tendência.

Share on Google Plus

About Wiliam damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários: