




Composta por três modelos, o KM 183D, o KM 184D e o KM 185D, e tendo pré-anunciado outros quatro modelos para lançamento durante o ano de 2007, desta forma, a Neumann reforça a sua aposta numa solução digital de captação melhorando três dos mais conhecidos modelos de microfones da marca. Graças às características modulares do sistema KM180, pode-se escolher entre os padrões polares passivos omnidirecional, cardióide e supercardióide, em cápsulas intercambiáveis, mas utilizando o mesmo corpo, agora com o nível de saída em domínio digital.
Com esta solução, a Neumann aumenta o leque de escolha para os que querem ir além na captação totalmente digital dos sinais acústicos, sendo que o corpo de microfone guarda o mesmo conversor que é utilizado no D-01, também aqui colocado logo a seguir à cápsula, e com uma gama dinâmica superior a esta, de modo a poder converter sem qualquer tipo de perda o sinal captado, assegurando que este sinal é “passado” para a gravação sem qualquer tipo de coloração ou artefatos.
Uma das principais vantagens deste conceito é que as funcionalidades do DSP montado no microfone podem ser configuradas e controladas remotamente através da interface digital de microfone DMI-2 e do software de controle remoto RCS. As funcionalidades incluem níveis de ganho, compressão/limitação com de-esser e limitador de picos.
No caso do limitador, este pode ser de ótima utilidade já que está colocado na proximidade da cápsula, permitindo uma dinâmica muito alta na captação sem que o sinal atinja níveis problemáticos. As frequências de amostragem vão dos 44.1 a 192 KHz, com resolução interna a 28 Bit. Todos os modelos estão disponíveis nas cores negras e cinza metálico.
Junto com os modelos digitais foi também apresentado o kit de ligação S/PDIF e AES/EBU, que permite ligar diretamente o microfone a qualquer uma destas interfaces, através de um “simples” adaptador que é montado na base do microfone e que desta forma não necessita da conexão com a unidade DMI-2 para o interface digital. Ideal para situações de gravações externas onde a liberdade de movimentos, o pouco equipamento e a facilidade de ligação são pontos extremamente importantes.
Alternativamente, a Neumann disponibiliza também kits de iniciação compostos por um microfone KM184 D com escolha de kit S/PDIF ou AES/EBU, por um preço mais baixo do que a compra dos componentes individuais. Esta situação é bastante interessante para quem pretende criar um pacote de sistema de gravação digital, visto que com estes kits, o pré-amplificador e controlador digital DMI-2 não se torna necessário. Para os que pretendem utilizar estes microfones em estúdio, a interface é necessária, visto que permite controlar várias funcionalidades dos microfones. Nessa área, a Neumann melhorou também a interface original, passando a suportar nativamente os 192 KHz de amostragem, sincronismo AES11 e melhorando os níveis de jitter (ruído inerente ao sincronismo de relógio).
0 comentários:
Postar um comentário