Post AD

Uma nova proposta de captação digital

Junto com os novos modelos digitais existe agora o kit de conexão S/PDIF e AES/EBU, que permite conectar diretamente o microfone a qualquer uma destas interfaces Continuando a expansão da sua linha de microfones, o fabricante alemão apresentou no recente evento Plasa, em Londres, e nas convenções da AES um novo modelo de evolução na área de captação digital, Solution D. A série Solution D começou com o modelo D-01, de diafragma largo, que além de ser um modelo totalmente digital permitia configurar 15 padrões polares diferentes, tendo o conversor AD no próprio corpo do microfone, colocado logo a seguir à cápsula. A solução constituiu a primeira experiência comercial da marca numa solução deste tipo, a qual infelizmente parece não ter tido grande repercussão no mercado. Na continuação, a Neumann decidiu insistir no conceito e apresentou recentemente os seus microfones tipo lápis da série KM180, agora em versão digital, procurando apelar aos fiéis utilizadores destes microfones para gravação de música clássica, por exemplo.
http://www.producaoprofissional.com.br/images/articles/thumb_image_big_1169838291.jpg
Composta por três modelos, o KM 183D, o KM 184D e o KM 185D, e tendo pré-anunciado outros quatro modelos para lançamento durante o ano de 2007, desta forma, a Neumann reforça a sua aposta numa solução digital de captação melhorando três dos mais conhecidos modelos de microfones da marca. Graças às características modulares do sistema KM180, pode-se escolher entre os padrões polares passivos omnidirecional, cardióide e supercardióide, em cápsulas intercambiáveis, mas utilizando o mesmo corpo, agora com o nível de saída em domínio digital.

Com esta solução, a Neumann aumenta o leque de escolha para os que querem ir além na captação totalmente digital dos sinais acústicos, sendo que o corpo de microfone guarda o mesmo conversor que é utilizado no D-01, também aqui colocado logo a seguir à cápsula, e com uma gama dinâmica superior a esta, de modo a poder converter sem qualquer tipo de perda o sinal captado, assegurando que este sinal é “passado” para a gravação sem qualquer tipo de coloração ou artefatos.

Uma das principais vantagens deste conceito é que as funcionalidades do DSP montado no microfone podem ser configuradas e controladas remotamente através da interface digital de microfone DMI-2 e do software de controle remoto RCS. As funcionalidades incluem níveis de ganho, compressão/limitação com de-esser e limitador de picos.

No caso do limitador, este pode ser de ótima utilidade já que está colocado na proximidade da cápsula, permitindo uma dinâmica muito alta na captação sem que o sinal atinja níveis problemáticos. As frequências de amostragem vão dos 44.1 a 192 KHz, com resolução interna a 28 Bit. Todos os modelos estão disponíveis nas cores negras e cinza metálico.

Junto com os modelos digitais foi também apresentado o kit de ligação S/PDIF e AES/EBU, que permite ligar diretamente o microfone a qualquer uma destas interfaces, através de um “simples” adaptador que é montado na base do microfone e que desta forma não necessita da conexão com a unidade DMI-2 para o interface digital. Ideal para situações de gravações externas onde a liberdade de movimentos, o pouco equipamento e a facilidade de ligação são pontos extremamente importantes.

Alternativamente, a Neumann disponibiliza também kits de iniciação compostos por um microfone KM184 D com escolha de kit S/PDIF ou AES/EBU, por um preço mais baixo do que a compra dos componentes individuais. Esta situação é bastante interessante para quem pretende criar um pacote de sistema de gravação digital, visto que com estes kits, o pré-amplificador e controlador digital DMI-2 não se torna necessário. Para os que pretendem utilizar estes microfones em estúdio, a interface é necessária, visto que permite controlar várias funcionalidades dos microfones. Nessa área, a Neumann melhorou também a interface original, passando a suportar nativamente os 192 KHz de amostragem, sincronismo AES11 e melhorando os níveis de jitter (ruído inerente ao sincronismo de relógio).
Share on Google Plus

About Wiliam damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários: