Post AD

Fones de ouvido surround inovadores

Criando uma ponte entre as aplicações de áudio surround e o mercado profissional, a Beyerdynamic apresentou recentemente o sistema Headzone

Os fabricantes há muito tempo estão atentos ao potencial mercado das aplicações áudio surround, que lhes permitirá criar equipamentos deri­vados dos existentes para o mercado profissional. A Beyerdynamic é um destes fabricantes, reconhecido pelos equipamen­tos profissionais, mas também pelos cria­dos para o mercado de entretenimento doméstico. Foi pensando numa ponte entre os dois que a marca apresentou recentemente uma solução de fones de ouvido com o formato “clássico” estéreo, mas que trabalham em surround.

O sistema Headzone é composto por uma unidade emis­sora que é ligada à fonte sonora (leitor de DVD, SACD, etc) e que faz a decodificação do sinal áudio multicanal, enviando-o para os fones de ouvi­do. No entanto o “truque” está na forma como o sinal é decodificado/codificado. O sistema é capaz de processar os movimentos de cabeça do usuário dos fones de ouvido, graças a uma antena incorporada que localiza e está cons­tantemente monitorando a orientação do ou­vinte, mantendo o foco de escuta em respeito à localização es­pacial do som. Esta antena recebe e envia o sinal de codificação para a unidade base que também tem montada uma outra antena, fazendo a ligação entre o ouvinte e a fonte sonora.

Desta forma consegue-se com­binar uma total liberdade de movi­mentos gerando, ao mesmo tempo, uma sensação de surround muito mais real. Se virarmos a cabeça pa­ra a esquerda, a noção que se tem com os esteja a ouvir através deles, é exatamente a e o foco sonoro se desloca no mesmo sentido. Desta forma a sensação de surround é fones de ouvido, em relação ao som que se mesma que temos quando viramos a cabeça ­muito mais realista, porque podemos intera­gir com o som, movimentando-nos em rela­ção à fonte sonora.

http://www.producaoprofissional.com.br/images/articles/thumb_image_big_1167144668.jpgOs componentes do sistema incluem a unidade base, com seis entradas analógi­cas, entrada digital 5.1 em Firewire e que, em “bypass mode”, pode ser utilizada como amplificador estéreo normal. Os fones do sistema, os DT 880PRO HT são unidades profissionais de estúdio, com impedância de 250 Ohms, com a diferença que trazem montada a antena de tracking, podendo no entanto ser também utilizados como fones de referência estéreo.

O sistema utiliza um programa de simu­lação que nos permite ajustar o som, criar o espaço de escuta e definir o nosso próprio “sweet spot”. Outra das vantagens do siste­ma é que o podemos usar em qualquer local, desde a sala de casa até ao escritório ou, no caso de situações profissionais, por todo o estúdio.

Share on Google Plus

About Wiliam damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários: