Post AD

Como usar o computador para Áudio e Música (Dicionário Básico)


Termos usuais para quem grava com computador

A/D/A -
Analógico/Digital/Analógico

Aiff - Formato de áudio nativo do Mac, não usa nenhum tipo de compressão ao contrário do Wave

Amostragem -quantidade de informação dedicada a um arquivo de áudio, quanto maior a amostragem melhor a qualidade do arquivo.

ASIO - É um driver de baixíssima latência (menos de 10ms) que usado em programas compatíveis permite uma melhor performance no uso tanto de soft-synths quanto na abertura independente de várias saídas de som numa mesma interface/placa.

Beat - Batida

Bit - Para música no computador está envolvido com amostragem de áudio, 16 bit, 24 bit, 32bit, quanto maior mais cresce o tamanho dos arquivos e a qualidade do áudio

DirectX - Conjunto de informações multimídia nativas do Windows frequentemente atualizadas. O mais importante a saber é que quando um plug-in for DirectX você instala somente uma vez e ele aparecerá em todos os programas compatíveis com estas informações, você instala o Auto-Tune(plug-in da Antares) e ele abre tanto no Soundforge quanto no Sonar.

Direct Monitoring - Monitoração Direta, sem latência

Driver -arquivo que faz o hardware(peça, equipamento) funcionar corretamente dentro do software(programa)

DXi - DirectX instrument - Instrumento DirectX compatível com qualquer software que use esse padrão, por exemplo, o Sonar da Cakewalk dá suporte a este tipo de instrumento assim se vc instalar um sintetizador virtual DXi ele aparecerá como instrumento dentro do Sonar.

EXS - formato sampler da Emagic

FireWire - Porta de comunicação (1394)

Full Duplex - Placas de som que possuem esse recurso (a maioria delas hoje) podem tocar e gravar ao mesmo tempo


Hardware - Peças, parte física do sistema

GIG -Formato de arquivo sampler do Gigastudio/Gigasampler (Nemesys)

I/O - (input/Output) - entrada e saída

Latência - diferença de tempo na gravação digital entre o sinal emitido na fonte de áudio e a audição do mesmo, por isso drivers ASIO(baixa latência) e monitoração direta são evoluções da gravação digital

Line-in/Line-out - Entrada/Saída

Loop - Repetição de um arquivo de áudio ou midi indefinidamente

MIDI - Padrão de arquivo musical de 16 canais e 128 instrumentos por canal que tem um amplo uso por sua versatilidade e tamanho, mas depende de um banco de timbres para ser executado, seja vindo de sua placa de som, módulo externo ou soft-synth.
Existe também a parte de comunicação MIDI que permite uma ampla comunicação entre interfaces que usam esse padrão, bastando apenas a ligação de um cabo MIDI.

MP3 - Formato de compressão de áudio que reduz cerca de 10 vezes o tamanho do arquivo Wave do Windows

Overdub - Sobreposição, gravar por cima de uma base já feita

PCI - Formato de encaixe de placas no computador

Phantom Power - Recurso necessário para alguns microfones semi-pro e profissionais poderem funcionar adequadamente

Plug-ins - Programas que podem ser adicionados a outros, por exemplo o SoundForge (edição) tem um plug-in chamado Noise Reduction (Redutor de ruídos) o programa é instalado e aparece como opção de processamento no Soundforge.

Rewire - protocolo de comunicação que possibilita dois programas funcionarem em conjunto compartilhando canais de áudio e sincronização

RTAS - formato de plug-in para o Pro Tools

Soft-Synth -Sintetizador Virtual


Software- Programa


Surrond - Padrão recente usado em DVDs que usa 6 caixas no sistema 5.1 e 8 caixas no sitema 7.1, colocando o ouvinte num círculo formado por estas caixas que o leva a uma experiência bem diferente do sistema estéreo (2 caixas com distância superior a dois metros uma da outra)

Tracks - Pistas

USB - entrada de comunicação do computador, na versão 2.0 tem capacidade de até 480mb/s)

VST -E um protocolo de comunicação criado pela Steinberg que possibilita a comunicação entre softwares que trabalham com este protocolo, da mesma forma que os plug-ins DirectX ,quando instalado um plug-in VST automaticamente todos os softwares compatíveis com esta linguagem abrirão este plug-in.

VSTi - É um instrumento VST e da mesma forma que os instrumentos DXi quando instalado será reconhecido por todos os softwares que trabalham com este padrão.

Wave - Arquivo de áudio nativo do Windows


Wma- Arquivo de áudio comprimido nativo do Windows Media Player


Share on Google Plus

About Wiliam damasceno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários: